25 de março de 2024

Incúria ou incompetência?

A Infraestruturas de Portugal podou recentemente a azinheira monumental do Outeiro de Alfazema, uma árvore vigorosa, de perfeita saúde, com um PAP de 3,3 metros, para que já tinha sido solicitado ao ICNF a classificação como árvore de interesse público.

A incompetência de quem o fez e a negligência de quem o mandou fazer estão à vista: o corte de dois ramos grossos, mais de 25cm de diâmetro, um deles esgarçado e partido.

Para a poda desta azinheira foi necessária a autorização prévia do ICNF, (ver doc.),  que estabelecia como condição serem "eliminados somente os ramos vivos ensombrados e empastelados e os ramos mortos ou doentes, nunca podendo ser suprimida folhagem diretamente exposta à luz solar" e recomendava a utilização de "técnicas de corte que garantam a inexistência de esgarçamentos". Nada disto foi respeitado, os ramos cortados estavam bem vivos e a folhagem exposta ao Sol, quanto às técnicas usadas as imagens falam por si. Para agravar a situação, o trabalho foi realizado no final do período autorizado, que decorre entre novembro e março, quando a árvore estava claramente a sair do repouso vegetativo.  

Lamentamos que a IP possa continuar a agir sem supervisão, em desrespeito pelas regras estabelecidas e os valores naturais, a ponto de causar estragos de monta numa arvore protegida e com valor patrimonial.

Dada a gravidade da situação Folhas Erguidas denunciou esta situação ao ICNF, (ver doc.), aguardando que esta ação tenha as devidas consequências, conforme o documento de autorização: "Em caso de não cumprimento integral de qualquer das condicionantes, incorrerá V. Exa. em infração ou infrações, puníveis com as coimas constantes do articulado dos decretos-lei ..."

17 de março de 2024

Mais Ribatejo - As Grandes Árvores da Senhora da Luz

Artigo Publicado em Mais Ribatejo:  

O coletivo Folhas Erguidas procedeu ao levantamento das árvores com características de monumentalidade do Túnel Arbóreo da Senhora da Luz, na Estrada Nacional 114, em Rio Maior, elaborando um mapa com a implantação e os dados dendrométricos destes espécimes que foi disponibilizado à Câmara Municipal de Rio Maior para uma desejável valorização deste património arbóreo. Continuar a ler

8 de março de 2024

O carvalho-cerquinho em Tomar

O carvalho-cerquinho em Tomar  foi apresentado na V Conferência Ibérica Sobre a Bolota e resulta da necessidade de sensibilizar a sociedade para a importância ecológica dos carvalhos e carvalhais autóctones.
O vídeo foi produzido por 30POR1LINHA, uma associação que se tem destacado na divulgação e proteção destas árvores.

5 de março de 2024

Levantamento dendrométrico das árvores da Sra. da Luz

Para uma melhor perspetiva do valor e monumentalidade do Túnel Arbóreo da Senhora da Luz - o troço da EN114, entre Senhora da Luz e o canhão cársico das nascentes do rio Maior, Folhas Erguidas realizou o levantamento de dados dendrométricos das suas árvores mais significativas.

 
Das árvores analisadas, ao longo dos cerca dos 1500 m do troço, foi possível identificar 21 árvores com PAP, (perímetro à altura do peito), igual ou superior a 2 m, 8 sobreiros e 13 carvalhos-cerquinhos. Para 4 destes carvalhos aguarda-se a classificação como árvores de interesse público entretanto pedida ao ICNF.

Este trabalho de levantamento, uma forma de intervenção cidadã pela valorização e preservação das árvores, antecipa o disposto na legislação que estabelece a obrigatoriedade da existência de um inventário municipal do arvoredo - Lei 59/2021.

Um mapa de implantação das árvores com PAP de maior porte foi disponibilizado à Câmara Municipal de Rio Maior que em contactos anteriores tinha manifestado interesse em vir a valorizar este património concelhio.