15 de setembro de 2025

As grandes árvores das nossas estradas nacionais (VIII)

Localizado no município da Golegã, na EN 365, Km 74, este grande sobreiro tem os seguintes parâmetros de porte, medidos em Fevereiro de 2025, perímetro altura peito, a 1,30 m de altura, (PAP)  - 3,96 metros e perímetro de base (PB) - 7,50 m.

As dimensões deste sobreiro conferem-lhe os atributos necessários para a sua classificação como árvore de interesse publico, de acordo com Regulamento com o desenvolvimento e densificação dos parâmetros de apreciação e da sua correspondência aos critérios de classificação de Arvoredo de Interesse Público, publicado pelo ICNF, que estabelece  como critérios de porte para classificação de sobreiros 3,50 e 4 m, para o PAP e  o PB, respetivamente.

Este sobreiro destaca-se na paisagem da lezíria ribatejana, caracterizada pela monotonia da agricultura de regadio, sobretudo campos de milho, pela imponência da sua copa.

8 de setembro de 2025

As grandes árvores das nossas estradas nacionais (VII)

A Azinheira Monumental de Outeiro de Alfazema, localizada na berma da EN 362, no concelho de Santarém, evidencia-se na paisagem pelo seu porte majestoso. Com um diâmetro de copa de 20 metros e um tronco com de 3,30 metros  de perímetro, a 1,3 m de altura (PAP), é, provavelmente, a única com estas dimensões que ainda resiste na região  .


Apesar do estatuto de proteção a que as azinheiras estão sujeitas, esta árvore foi, em 2021, alvo de intenção de abate por parte da Infraestruturas de Portugal, tendo sido salva graças à intervenção de grupos de cidadãos que denunciaram, atempadamente, a situação.

Cumprindo os critérios estabelecidos para ser classificada como árvore de interesse publico, que poderia garantir a sua proteção legal, esta azinheira monumental aguarda há vários anos que o ICNF confirme esse estatuto, situação que ocorre, também, com o reconhecimento do seu interesse concelhio, por parte do Município de Santarém que tarda em responder aos pedidos efetuados. 

2 de setembro de 2025

As grandes árvores das nossas estradas nacionais (VI)

Cerqueiro localizado ao quilómetro 170 da  EN114, no concelho de Montemor-o-Novo, apresenta, em agosto de 2025, perímetros, de 2,53 metros à altura peito (PAP), e, de 3,06 metros ao nível do chão (PB). Tem uma altura estimada entre os 13 a 15 metros. Esta árvore que foi alvo de uma poda de manutenção, algures entre 2021 e 2022, é um exemplar bastante vigoroso com uma copa frondosa.

Carvalho-cerqueiro (Quercus x avellaniformis)

O cerqueiro, ou carvalho-cerqueiro, Quercus x avellaniformis, é um híbrido natural resultante do cruzamento entre o Quercus rotundifolia, a azinheira, e o Quercus suber, o sobreiro. Estes híbridos naturais ocorrem normalmente em áreas de sobreposição da distribuição de sobreiros e azinheiras. Em Portugal, o Alentejo é a região onde ocorrem com maior frequência, sendo aí conhecido, também, como azinheira-macha. Em Espanha, onde também ocorre, é chamado de mesto. A espécie foi identificada no século XIX, em 1854, por Colmeiro & E. Boutelou.

Esta árvore foi uma das amostradas num estudo de análise molecular, sobre a deteção destes híbridos em Portugal. Apesar da sua natureza híbrida, é uma espécie fértil, produzindo bolota regularmente, como foi o caso no último outono.