2 de setembro de 2025

As grandes árvores das nossas estradas nacionais (VI)

Cerqueiro localizado ao quilómetro 170 da  EN114, no concelho de Montemor-o-Novo, apresenta, em agosto de 2025, perímetros, de 2,53 metros à altura peito (PAP), e, de 3,06 metros ao nível do chão (PB). Tem uma altura estimada entre os 13 a 15 metros. Esta árvore que foi alvo de uma poda de manutenção, algures entre 2021 e 2022, é um exemplar bastante vigoroso com uma copa frondosa.

Carvalho-cerqueiro (Quercus x avellaniformis)

O cerqueiro, ou carvalho-cerqueiro, Quercus x avellaniformis, é um híbrido natural resultante do cruzamento entre o Quercus rotundifolia, a azinheira, e o Quercus suber, o sobreiro. Estes híbridos naturais ocorrem normalmente em áreas de sobreposição da distribuição de sobreiros e azinheiras. Em Portugal, o Alentejo é a região onde ocorrem com maior frequência, sendo aí conhecido, também, como azinheira-macha. Em Espanha, onde também ocorre, é chamado de mesto. A espécie foi identificada no século XIX, em 1854, por Colmeiro & E. Boutelou.

Esta árvore foi uma das amostradas num estudo de análise molecular, sobre a deteção destes híbridos em Portugal. Apesar da sua natureza híbrida, é uma espécie fértil, produzindo bolota regularmente, como foi o caso no último outono.