22 de outubro de 2025

As grandes árvores das nossas estradas nacionais (XI)

Ao longo da emblemática EN2 que atravessa o país de Norte a Sul, encontram-se inúmeras grandes árvores cuja preservação, por motivos ambientais e paisagísticos, poderia acrescentar valor a esta estrada que se quer património.

Apresentamos alguns exemplos:

  •  No troço entre o Reguengo e Escoural, Montemor-o-Novo, em área classificada de Rede Natura 2000, na serra do Monfurado, entre sobreiros e azinheiras, as espécies dominantes, encontram-se alguns indivíduos dispersos de carvalho-cerquinho (Quercus faginea) e carvalho-negral (Quercus pyrenaica). Destacamos alguns, de grande porte, destas duas espécies de carvalhos nativos de Portugal:

- Carvalho-cerquinho, km 527, com PAP (perímetro altura do peito) de 2,53 m e PB (perímetro de base) de 2,87 m.

-Carvalho-cerquinho, km 528, com PAP de 2,28 m e PB de 2,70 m

-Carvalho-negral, km 528, com PAP de  1,78 m e PB de 2,40 m

-Carvalho-negral, Km 528, bifurcado com dois troncos, com PAP de 1,41 m e 1,53 m e PB de 3,35 m

  • No município de Abrantes, perto de Arreciadas, junto à ponte que atravessa o rio Torto, um afluente da margem esquerda Tejo, ao km 409, encontra-se grande choupo (Populus nigra), com PAP de 3,74 m e PB de 4,1. Destaca-se o interessante enquadramento paisagístico de ambas as margens deste ponto da estrada, ladeada por freixos, sobreiros e amieiros de portes consideráveis. 

14 de outubro de 2025

As grandes árvores das nossas estradas nacionais (X)

O carvalho negral (Quercus pyrenaica)da estrada Vendas Novas - Canha, EN251-1, a que se refere a publicação deste bloguede Outubro de 2024, está a salvo da sanha arboricida da Infraestruturas de Portugal. É, pelo menos, essa a informação que a IP nos remeteu quando questionada sobre a possibilidade de a pretenderem abater - "..não se encontra prevista qualquer intervenção na árvore em causa. Desconhecemos quem terá feito a marcação na árvore e porque motivo o terá feito.".

Provavelmente um dos últimos carvalhos-negrais adultos
sobreviventes no distrito de Setúbal

Acresce ao porte significativo desta árvore - perímetros, de base e á altura do peito, de aproximadamente 2,5 metros - a sua raridade no distrito de Setúbal. Este carvalho-negral é provavelmente um dos últimos indivíduos adultos sobreviventes de uma distribuição geográfica mais alargada da espécie na região, o que reforça a necessidade da sua monitorização e preservação.

5 de outubro de 2025

As grandes árvores das nossas estradas nacionais (IX)

Mais uma árvore de porte considerável na área de descanso de São Pedro da Gafanhoeira, na EN4, no município de Arraiolos. Um pinheiro-de-Alepo (Pinus halepensis) com 2,60 m de PAP, (perímetro altura peito, a 1,30 m de altura), e  3,25 de perímetro de base, em setembro de 2025.

A espécie Pinus halepensis é uma espécie exótica do território português, originária da bacia do Mediterrâneo, bem adaptada a algumas das nossas características de solo e clima. Foi uma das espécies que, num documento de 1947, a Junta Autónoma das Estradas referenciava como útil para as arborizações nas estradas nacionais – “árvore de crescimento médio cujo principal interesse reside na sua excecional adaptação ao calcário e resistência ao calor e secura”.