29 de dezembro de 2023

Ninho de cegonhas abatido junto com a árvore

Infraestruturas de Portugal corta árvore e destrói ninho de cegonhas na EN114

Quando na primavera passada a Infraestruturas de Portugal mandou abater centenas de árvores nas bermas da EN 114, nem um ninho de cegonhas, ocupado, escapou.
Aguarda-se agora que a IP, como medida compensatória mínima, instale no local uma estrutura artificial para suporte à nidificação da espécie.

 

26 de dezembro de 2023

As árvores da Sra. da Luz na International Oak Society


Artigo sobre o Túnel Arbóreo da Senhora da Luz, na EN 114, foi publicado recentemente pela  International  Oak Society:

"Ancient Oaks Need Safeguarding in Portugal In Portugal, in the district of Santarém, on approximately 2 kilometers of Estrada Nacional (National Road) 114 near Rio Maior-Caldas da Rainha (Senhora da Luz), around 190 trees are marked, possibly for felling by order of Infraestruturas de Portugal, the Portuguese public company responsible for maintaining Portuguese roads. The majority are Portuguese oak (Quercus faginea) and cork oak (Q. suber), some of which are monumental, forming an arboreal tunnel with high ecological and landscape value." Continuar a Ler

23 de dezembro de 2023

Corte de sobreiros na EN362

Desde 2021 que a IP quer cortar 152 sobreiros e azinheiras de árvores junto à EN362.

Desde 2021 que é conhecida a intenção de a IP proceder ao corte de árvores junto à EN362, esta intervenção só não se tinha concretizado ainda devido à indignação de cidadãos que questionaram esse propósito e ao facto de a IP não ter acautelado a devida autorização por parte do ICNF.  Seriam 152 sobreiros e azinheiras.



Quantas mais árvores vão ser aqui abatidas? Continuamos a aguardar a informação que requeremos formalmente, quer ao ICNF, quer à IP, e, como cidadãos empenhados na vigilância e a proteção deste património, continuaremos a fazer o que pudermos para denunciar estas situações e responsabilizar as entidades pelas suas omissões ou abusos.




18 de dezembro de 2023

Região de Rio Maior - Salvar as árvores da Senhora da Luz

Folhas Erguidas é um grupo de “pessoas das mais diversas áreas do conhecimento e profissões” que se juntou para defender o “Túnel Arbóreo da Senhora da Luz”.  Entre Santarém e Caldas da Rainha, na Estrada Nacional nº 114

Entre Santarém e Caldas da Rainha, na Estrada Nacional nº 114 (EN 114), a Infraestruturas de Portugal (IP) tem vindo a abater árvores, nas bermas, alegando a segurança rodoviária e o estado de saúde dessas árvores.

Só em Rio Maior, foram já várias centenas ao longo dos troços desta via... Continuar a ler

11 de dezembro de 2023

Direito de acesso à informação - requerimentos ao ICNF, IP e SEI

Entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro, invocando o direito à informação, consignado na lei,  Folhas Erguidas enviou requerimentos aos Diretor Regional do ICNF - LVT, Diretor Regional da IP e Secretário de Estado das Infraestruturas, de forma a ter acesso aos pareceres técnicos que supostamente suportaram  a intervenção desastrosa da IP no arvoredo da EN 114. 

 Ultrapassado o prazo estabelecido pela lei sem que tenha havido resposta, no início de dezembro, foram reiterados os pedidos anteriormente feitos. 

Enquanto se aguarda que estas instituições públicas resolvam cumprir a lei, disponibilizam-se aos interessados os requerimentos enviados:

Requerimentos enviados ao Diretor Regional do ICNF - LVT

Requerimento enviado ao Diretor Regional da IP

Requerimento enviado ao Secretário de Estado das Infraestruturas

9 de dezembro de 2023

Carvalhos-cerquinhos de grande porte dos concelhos da Batalha e de Tomar como embaixadores...


Os carvalhos-cerquinhos centenários e de grande porte são relíquias dos cercais de Quercus faginea, que no passado ocuparam uma área considerável do Centro-Oeste Calcário Português, uma região que espelha a transição climática entre a influência atlântica e a mediterrânica. Estas árvores desempenham um importante papel na conservação da biodiversidade, constituindo microhabitats, que são essenciais para o ciclo de vida de um elevado número de espécies interligadas entre si numa complexa teia de relações ecológicas. Nos últimos séculos, alterações significativas do uso do solo levaram ao desaparecimento significativo destes cercais, tendo restado pequenas manchas residuais e alguns indivíduos dispersos e isolados. Continuar a ler

1 de dezembro de 2023

Esta árvore estava a mais?


O freixo que sombreava a paragem de autocarros, na N114, junto ao desvio para Figueiredos,  foi mais um alvo da motosserra da Infraestruturas de Portugal.