7 de maio de 2024

Carta aberta ao presidente da Câmara Municipal de Rio Maior

Mais Ribatejo publica a carta aberta, dirigida pelo Folhas Erguidas, ao presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, na sequência dos últimos abates de árvores verificados na EN 114, na localidade de Boiças.

"Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior,

O Grupo de Trabalho Folhas Erguidas lamenta o corte abusivo dos cedros do Buçaco na aldeia de Boiças, em ambiente urbano, pela empresa Infra-Estruturas de Portugal (IP), assim como a incapacidade/ineficácia da Câmara Municipal de Rio Maior em preservar este património público, tal como foi acontecendo ao longo da EN 114, entre a ligação para o Cartaxo e a cidade de Rio Maior.

Os cedros em causa, estão ali desde a construção da estrada, plantados pelo Estado (possivelmente ainda no tempo da Monarquia), como enquadramento paisagístico e valorização da via. Não são propriedade da IP, mas património público do nosso concelho! ..."  Continuar a ler

2 de maio de 2024

Árvores nas bermas das estradas: porque teimamos em nos manter na cauda da Europa?

Publicado hoje no Mais Ribatejo:

Árvores nas bermas das estradas: porque teimamos em nos manter na cauda da Europa?
A empresa pública Infra Estruturas de Portugal (IP), assumiu, nos últimos anos, um frenesim louco contra as árvores ao longo das estradas nacionais. Umas vezes, as razões são imputadas à segurança rodoviária, porque as árvores estão ali à mercê dos carros; outras vezes, são as faixas de gestão de combustíveis que justificam os abates. A IP, ao seu jeito, vai confundido gestão das faixas de combustível com abates rasos de árvores, como se as ignições acontecessem no cimo das copas !…


A nova versão para o abate é mais sofisticada, burilada e com o toque pseudo-científico, aliado às consequências das alterações climáticas: segundo a IP, as arvores estão sujeitas a fenómenos meteorológicos extremos!…  Continuar a ler

1 de maio de 2024

As árvores na comunicação social

Folhas Erguidas tem vindo a fazer o levantamento dos artigos da comunicação social sobre o abate indiscriminado de árvores e a problemática das árvores das bermas das estradas. Deste levantamento constam o título do artigo, a estrada e região do país e a identificação do órgão de comunicação com ligação ao conteúdo. 


O acesso a esses artigos faz-se do separador NA COMUNICAÇÃO SOCIAL existente na página inicial deste blogue.