17 de junho de 2024

Choupos, plátanos, pinheiros: combustível para a IP

Nas bermas da estrada nacional 243, no troço que liga Chamusca e Foros do Arrão, no distrito de Santarém, foram observadas uma série de marcações de árvores e avisos sobre os "trabalhos de limpeza de combustível ".

Os avisos são de responsabilidade da Infraestruturas de Portugal  e as marcações nas árvores consistem num simples risco horizontal, feito com um spray cor de laranja. Ao longo do trajeto são pelo menos 17 árvores marcadas - choupos brancos, plátanos e pinheiros mansos, com pelo menos mais de 1 metro de perímetro à altura do peito (PAP).

O caso mais exemplar, é um choupo branco, já com um porte considerável, com cerca de 2,38 de PAP, não sendo observável  qualquer tipo de problema sanitário, tendo a maior parte da sua copa projetada fora da faixa de rodagem.

É uma árvore bastante elegante localizada numa área relativamente húmida, entre uma zona agrícola com arrozais e uma zona florestal de montado (39°19'37.1"N 8°27'52.8"W).

Será que para a IP este choupo é apenas "combustível" que pode arder a qualquer momento?  

1 comentário:

  1. Para o IP, o ministério que o tutela e os governos, as poucas árvores que ladeiam as estradas, em todo o território, são mera mercadoria...

    ResponderEliminar